quarta-feira, 4 de junho de 2014

Resenha " Morte Súbita " Rowlling,J.K.



 RESENHA " MORTE SÚBITA " ( Pode conter spoiler )




Foto : Pimenta Rosa


SINOPSE: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

Vou começar dizendo que acho a J.K.  uma autora espetacular. E não digo isso por causa de Harry Potter, falo porque realmente  ela é cativante, sabe muito bem como nos prender a atenção,sabe o que quer passar com cada personagem. Espero que entendam a minha concepção sobre o livro. A resenha é sobre o livro em si e não sobre a autora. Leiam e me deem a opinião de vocês. 






Confesso que quando soube do "novo" trabalho da Srª Rowlling  fiquei bem empolgada. Pesquisei sobre o livro, quis saber sobre o que se tratava e tentei comprá-lo inúmeras vezes, mas sempre calhava de não ter o livro no local.Até que na Bienal do ano passado achei o bendito. Comprei  e  comecei a lê-lo no mesmo dia. No início a história é um pouco confusa. A morte de FairBrother , conselheiro e um dos mais importantes da cidade de  Pagford gera consequências inesperadas na vida de todos a sua volta.  A morte de FairBrother faz todos pensarem no que realmente significa a vida e o que está fazendo com ela. São casamentos que passam por crises, envolvimento com drogas, adolescentes com problemas emocionais, alcoolismo, pessoas egocêntricas e muito, muito mais.

Mas pra ser sincera o que me incomodou no livro foi  as inúmeras cenas de sexo (bem detalhadas por sinal ) e o vocabulário, digamos, "chulo" usado pela Rowlling. Claro que eu não sou uma inocente que nunca ouvi palavrões na vida ,mas não sou fã desse tipo de literatura.
Alérm disso  as histórias não são contadas em sequências, elas são divididas em parte , como se fosse um capítulo para cada personagem. O que me deixou um pouco confusa.
Os personagens também não são nem um pouco cativantes. Uma grande parte  deles são mesquinho, egocêntricos, soberbos e egoísta. Estão sempre tentando aparentar estar bem uns para os outros.   ,Enquanto por outro lado, alguns  se mostram, bem covardes quando expostos a determinadas situações.






E quando estamos perto do fim do livro, Rowlling nos faz refletir e perceber do que realmente se trata o livro. Não é apenas as mudanças  por causa da morte de alguém querido e sim sobre as escolhas que fazemos na vida. Sobre o lado  do "bem " e do "mal" que existe dentro de cada um de nós e que nos trona humanos.  Passa também aquele sentimento de :  "Será que se eu fizer determinada coisa , vou ser automaticamente uma pessoa má?". 

Apesar de ter me decepcionado um pouco com o livro,  a moral da história é realmente bem interessante. Acho que o que ela que nos passar é que não importa o que façamos , no fim essa história de bem ou mal é só mais uma desculpa  para  as nossas escolhas.








Gostou? curta/siga o blog  e nos mande sua opinião para : contatocarioquei@outlook.com. Vamos adorar receber sua opinião. Beijos Thay

Nenhum comentário:

Postar um comentário